domingo, 9 de novembro de 2014

Hilda Eroles - vídeo 10 - artesanato e o cérebro

Este vídeo complementa o texto que escrevi no tópico anterior. Assista, compartilhe e faça seu artesanato.



Inteligências múltiplas - no que o crochê e tricô auxiliam nossa qualidade de vida

Sabemos que nosso cérebro ainda é uma incógnita para os pesquisadores neurologistas, mas podemos entendê-lo um pouco mais com este esquema que encontrei na internet.

Segundo o psicólogo cognitivista educacional, Howard Gardner, existem 9 áreas existentes no cérebro que podemos desenvolver. Como assim?

Você sabe que existem pessoas - ou até você mesmo - que "se dão melhor" numa área do que na outra, isto é, você pode ser uma ótima pessoa com ritmos musicais e péssimo em relação pessoal. 

Pois é, Gardner estudou muito e chegou a conclusão que, conhecendo as áreas do cérebro, podemos nos desenvolver melhor e nos tornarmos melhores "aprendentes".

Veja o gráfico e o que desenvolver em cada região cerebral:




Por que eu estou falando sobre isso?

Porque nós que amamos crochê e tricô podemos também desenvolver TODAS ESSAS ÁREAS.

= Espacial - temos que olhar as figuras dos gráficos ou imagens e fotos para identificar pontos e projetos que vamos desenvolver;

= Corporal-sinestésica - agilidade com as mãos e dedos - motricidade;

= Interpessoal - para aprender somos obrigados a conversar com pessoas, ou seja, quem está tendo problemas com depressão é uma ótima atividade para se "abrir para o mundo" novamente. O contato com pessoas só auxilia no tratamento de enfermidades.

= Intrapessoal - enquanto fazemos nosso trabalho, conseguimos ter uma introspecção e sem perceber, pensamos em como solucionar problemas;

= Musical - às vezes devemos criar uma sequencia de ritmo para fazer um ponto, quase um mantra. Por exemplo: "como se faz o ponto alto: laça um, passa entre dois, laça um e passa entre dois."

= Lógico-matemática - contar os pontos, calcular quantos pontos colocar na agulha, fazer regra de três para descobrir quantos pontos para cada peça dependendo do tamanho da pessoa que irá usar;

= Linguística - é a expressão. Até para expressar para alguém qual ponto eu quero e de que forma eu quero cada peça. Para quem está ensinando algum ponto ou técnica é essencial om desenvolvimento desta área, pois as pessoas devem compreender o que estamos tentando ensinar.

OBS.: Neste gráfico, faltou as áreas Naturalista e Existencialista.


POR FIM, DESENVOLVER UMA ARTE, NÃO É PERDER TEMPO. É GANHAR QUALIDADE DE VIDA !!

Tops de crochê - moda praia

Que tal ir à praia ou piscina com um top super glamouroso, exclusivo, de causar admiração em todos?
Olha então esses tops, faça sua encomenda e brilhe mais que o sol!!