quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ponto solto na horizontal em tricô

No vídeo 21 do meu canal no YouTube, postei como se faz este ponto - dei o nome a ele de PONTO SOLTO NA HORIZONTAL EM TRICÔ. Porém, vou deixá-lo escrito aqui no blog para vocês consultarem.
Usem-no em blusas de sobreposição no verão ou inverno, saídas de praia e pelerines.
Confesso que este ponto é muito raro de ser visto em peças. E para ser sincera, não lembro como aprendi a fazê-lo, pois não tenho nenhuma revista onde ele apareça.
Então aproveitem a oportunidade de aprendê-lo.

Nesta amostra coloquei 22 pontos numa agulha 4,5mm. Mas você pode, e deve colocar o número de pontos conforme a sua necessidade. O número de pontos dependerá da distribuição de pontos tricô que você soltar da agulha e de quantos pontos tricô você deixará na agulha para intercalar os pontos soltos.

Você fará o comprimento desejado, porém, o número de pontos será aproximadamente a metade da quantidade habitual [se para uma blusa você coloca 80 pontos, neste ponto você colocará na agulha entre 40 e 45 pontos], pois ele aumentará de tamanho para os lados.



Neste caso, eu intercalei *4 pontos tricô trabalhados, 2 pontos soltos*.
Como se faz o ponto solto? É só deixá-lo cair da agulha, tirar mesmo, sem medo, pois a intenção é que o ponto se desmanche.
Muito importante: No lugar destes pontos que você soltou, você recolocará a mesma quantidade em laçadas na agulha, para que, quando você arrematar o trabalho, não fique enrugado.
Vá abrindo os pontos soltos para que fiquem abertos na horizontal, como na foto.
Arremate o trabalho normalmente.

Um comentário:

  1. Olá... Estou tentando fazer uma blusa com ponto solto em formato de triangulo. infelizmente não tem receita. será que vc teria um email pra contato. preciso de sua ajuda....

    Obrigada.

    ResponderExcluir