quinta-feira, 25 de maio de 2017

Tricô - PAP 11 - Projeto de Sobreleg com Ponto Abacaxi

Materiais:

6 novelos azul petróleo

1 novelo de cinza chumbo

agulha 5mm

Execução:

85 pontos

Lembre-se que o ponto Abacaxi é múltiplo de 14 + 1. Faça a sua amostra de suas medidas para calcular corretamente quantos pontos você precisa.

Frente e costas iniciadas iguais: 

1o passo: tecer em Ponto Tricô por 4 carreiras na cor cinza chumbo. Mais ou menos 1cm.

2o passo: tecer por 44cm o Ponto Abacaxi na cor azul petróleo. Desde o início da peça terá 45cm.

3o passo: A partir de agora fazer o Ponto Barra 2m,2t. Na cor cinza chumbo, tecer 6 carreiras. Na cor azul petróleo fazer 6 carreiras. Neste momento as costas é feita apenas em azul petróleo, até atingir a altura de 75cm, no total da peça.

Frente: Até 3o passo é igual às costas. Fazer 2 carreiras de cinza chumbo e 2 carreiras de azul (2 vezes)

4o passo: Fazer mais 20 carreiras em azul. Fazer 2 carreiras de cinza chumbo e 2 carreiras de azul. Faça mais 2 carreiras no cinza.

5o passo: Cavar o decote: arrematar 13 pontos centrais: Teça 36 pontos, arremate 13 e teça mais 36.

6o passo: Cada ombro: na parte de dentro da peça, no decote, acada vez que iniciar a tecer o ombro você deve arrematar 2 pontos, por 4 vezes. Até obter 28 ponto em cada ombro.

7o passo: Teça até obter 75cm de comprimento total na peça

Decote:

Costure apenas um lado do ombro (frente com costas). Resgate os pontos e teça 20 cm de Ponto Barra 2m, 2t. Arremate. Dobre para dentro e costure com alinhavos largos. Costure o outro lado do ombro.

Mangas:

Feita em Ponto de Barra 2m,2t. Inicie com 50 pontos na cor cinza e teça 6 carreiras. Na cor azul teça mais 6 carreiras. Intercale 2 carrreiras na cor cinza e na cor azul por duas vezes. Até aqui não há aumentos na manga.

Depois de tecer mais ou menos 8cm, inicie o processo de aumentos no início e fim da carreira, a cada 8 carreiras. Até ter um total de mais ou menos 74 pontos (para este tamanho). Teça até ter o comprimento do seu braço (MEÇA SEU BRAÇO DOBRADO EM ANGULO DE 90°). Arremate todos os pontos juntos.

Costure no corpo da peça sem enrugar os pontos (COMO EXPLICADO NO VÍDEO).